Durante a 2ª sessão da Câmara, realizada na segunda-feira (03), a Mesa Diretora apresentou a indicação nº 21/2025, que solicita a instalação de câmeras de segurança em pontos estratégicos da cidade para identificar e rastrear pessoas que abandonam animais de estimação.
O presidente da Câmara, Artur Delgado Baird, destacou a importância da medida: “Este é um assunto que foi bastante debatido entre os vereadores. A instalação de câmeras de segurança nas entradas da cidade, na Comunidade da Lage e no aterro sanitário é essencial para inibir o abandono de animais e garantir que os responsáveis sejam devidamente punidos”.
Baird também comentou sobre a situação insustentável dos animais abandonados: “Eu recebi uma reclamação de moradores lá do Flor do Cerrado e vi em loco. Está insustentável a condição de cachorro na rua e isso deixou de ser um problema do Executivo e do Legislativo municipal. Isso é um problema de consciência do cidadão. O pessoal das ONGs se desdobra, gastam dinheiro do bolso deles. Mas nós precisamos criar um mecanismo agora de onerar, de multar, aquele cidadão que não tem consciência, consciência social, consciência espiritual e senso de moralidade, porque é aquele que pega um animal para levar para dentro da sua casa e não cuida e tem que ser punido”, disse indignado.
O vereador vice-presidente Magno dos Santos Almeida sugeriu a inclusão de mais um ponto de monitoramento, a Laje. “Esta semana eu recebi um vídeo do morador lá reclamando justamente do abandono dos animais. Pessoas que saem da zona rural ou aqui do município vão até o distrito para deixar seus animais lá. No vídeo, havia mais ou menos uns 12 animais, e ele falou que não estava aguentando mais comprar ração porque tem dó dos animais. Então seria de grande valia colocar também uma câmera lá no distrito da Laje”, disse.
Além das câmeras de segurança, a proposta inclui a criação de um canal de denúncia para que a população possa colaborar de forma segura e anônima no combate ao abandono de animais. “O disque denúncia será uma ferramenta essencial para envolver a comunidade e garantir o cumprimento da legislação vigente”, afirmou o presidente da Câmara.
A discussão se estendeu ainda com falas dos vereadores, Juvenal da Farmácia, Ailton Amorim, Claudomiro Martins Rosa, o Cocó, professora Evair Gomes e Rosângela Marçal.
A indicação foi subscrita pelos vereadores Artur Delgado Baird, Magno dos Santos Almeida, Jovenaldo Francisco dos Santos, Roseno Martins de Arruda e assinada pelo vereador Ailton Martins de Amorim. Foi encaminhada ao prefeito, Cleverson Alves dos Santos, e ao Secretário Municipal de Administração, Finanças, Planejamento, Receita e Controle, Paulo César Gabaron Vargas.
Informações:
Cassiane Mews – Assessora de Imprensa
Fabrizzio Carrijo – Assessor de Publicidade
E-mail: [email protected]
Telefones: (67) 3247-1254 ou (67) 9 8459-4664
Fanpage: facebook.com/camaradecostaricaoficial
Instagram: @camara.cr