Na manhã desta segunda-feira (26), os parlamentares aprovaram o Projeto de Lei Complementar nº 132/2025, de autoria do Executivo Municipal, ue cria oficialmente a Banda Musical do Município e institui o cargo de Regente Coordenador da Banda.
Vinculada à Secretaria Municipal de Educação, a Banda Musical, denominada “Laerte Souza da Costa”, tem como objetivo promover a cultura, desenvolver talentos locais e fortalecer a participação de crianças e jovens em atividades educativas e artísticas.
O projeto prevê a formação de até 100 músicos, selecionados mediante critérios técnicos definidos pela coordenação da banda, com aprovação da Secretaria de Educação. Como incentivo à participação, cada músico receberá uma gratificação mensal de R$ 100,00, pagos com recursos da própria secretaria.
Para o presidente da Câmara, vereador Artur Delgado Baird, a aprovação representa um avanço importante na valorização da cultura local e na formação dos jovens: “A música é uma poderosa ferramenta de transformação social, e a criação da banda municipal é uma conquista que vai beneficiar nossos jovens, ao mesmo tempo em que preserva e promove a cultura de Costa Rica”, disse o presidente.
Além das apresentações em eventos oficiais do município, a proposta estabelece a realização de no mínimo nove apresentações por ano, apoio logístico e aquisição de instrumentos, uniformes e materiais.
“Agradeço ao prefeito Cleverson, a nossa secretária de Educação Maria Almeida e aos vereadores pela aprovação desse projeto tão importante. Hoje não é apenas um marco para a Banda Laerte Souza da Costa, mas para todo o município de Costa Rica. Estamos oficializando a banda, criando o cargo de maestro, o de instrutor e uma bolsa de incentivo para os alunos. Mais do que uma iniciativa cultural, esse projeto representa uma oportunidade real de transformação na vida de crianças, jovens e adolescentes. É um investimento na formação de cidadãos”, disse o Maestro Jhon Keener.
A expectativa é que o projeto contribua diretamente com a formação cidadã de crianças e adolescentes, afastando-os de situações de risco e promovendo integração social por meio da arte.
A proposta agora segue para sanção do prefeito Cleverson Alves dos Santos, que encaminhou o projeto à Casa Legislativa.
Informações:
Cassiane Mews – Assessora de Imprensa
Fabrizzio Carrijo – Assessor de Publicidade
E-mail: [email protected]
Telefones: (67) 3247-1254 ou (67) 9 8459-4664
Fanpage: facebook.com/camaradecostaricaoficial
Instagram: @camara.cr
